Arquiteto Toshio Araki recebe homenagens na Câmara e na Prefeitura

Presidente da AEAN entre os anos de 1977 e 1979, servidor público municipal por mais de cinco décadas e figura central no desenvolvimento urbano da cidade, o arquiteto Toshio Araki foi duplamente homenageado na primeira semana de abril: na sessão do dia 07, na Câmara de Vereadores, e no dia 08, na Prefeitura de Araçatuba.

No Legislativo Municipal, a autora do Voto de Aplauso, vereadora Edna Flor, agradeceu publicamente o arquiteto, ressaltando a grandeza do trabalho prestado por ele. “O Toshio possui um conhecimento invejável de cada metro de rua de Araçatuba. Muitos projetos que vieram para esta Casa, sobretudo na área de planejamento e infraestrutura, só foram possíveis por conta das pesquisas e do trabalho do Toshio”, afirmou.

Tanto na Câmara Municipal como na Prefeitura, os eventos reuniram diretores da AEAN,  autoridades, servidores e familiares para celebrar a trajetória do arquiteto.

“Hoje rendemos nossa mais sincera homenagem àquele que dedicou anos de sua vida ao serviço público, ao cuidado com a nossa comunidade e ao desenvolvimento do município. Toshio é um verdadeiro guardião dos valores que sustentam a nossa cidade”, destacou o prefeito Lucas Zanatta, durante a solenidade.

História

Toshio Araki ingressou na Prefeitura de Araçatuba nos anos 1970 e teve participação direta em diversas obras de infraestrutura urbana, com destaque para a retirada dos trilhos da ferrovia da área central – uma das intervenções mais simbólicas para a mobilidade e reurbanização da cidade. A última grande obra com sua atuação foi a requalificação da Avenida Gaspar Lemos, na zona leste.

Entre 2017 e 2024, Araki ocupou o cargo de diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, na Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, sendo exonerado no final do último ano. Antes disso, foi desligado do cargo de arquiteto em 2004, mas retornou ao serviço público para contribuir com novos projetos de planejamento.

Filho de imigrantes japoneses, Toshio chegou a Araçatuba ainda criança, quando seu pai foi chamado, em 1949, para construir o templo budista Honpa Hongwanji, na rua Fernando Costa.

Em 1951, a família fixou residência definitiva na cidade. Estudou no Colégio Salesiano e, desde jovem, participou de obras com o pai, ajudando a construir importantes espaços religiosos e educacionais, como o templo Nambei Honganji, a igreja Seicho-no-Ie, o Colégio Nossa Senhora Aparecida (CNSA), o Colégio Salesiano, a capela da Santa Casa e a Igreja Episcopal, na rua Duque de Caxias.

Ao final da cerimônia na Prefeitura, Zanatta entregou uma placa de honra ao mérito a Toshio Araki, simbolizando o reconhecimento da administração municipal pela contribuição histórica do arquiteto ao desenvolvimento urbano e social da cidade. Em sua fala, Toshio agradeceu à equipe da Prefeitura e reforçou seu carinho por Araçatuba.

Os momentos, registrados pelos repórteres fotográficos Angelo Cardoso, na Câmara Municipal, e Alex Tristante, na Prefeitura, podem ser conferidos neste link.

 

 

 

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *