Prefeitura de Araçatuba lança novo site e promove modernização dos serviços públicos

A Prefeitura de Araçatuba (SP) deu um importante passo em direção à modernização dos serviços públicos ao lançar, no dia 16 de maio, um novo e moderno site oficial (aracatuba.sp.gov.br). O objetivo é proporcionar uma experiência mais ágil e simplificada aos munícipes, além de promover uma gestão mais eficiente e sustentável, com a proposta de “uma prefeitura sem papel” e com atendimento 24 horas, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

O evento de apresentação do serviço Araçatuba Digital ocorreu no auditório da Secretaria da Educação, no Edifício SIRAN, e contou com a presença de membros do governo e de entidades como a AEAN (Associação Engenheiros Arquitetos Alta Noroeste). Os profissionais dessas áreas poderão, por exemplo, dar entrada com projetos e acompanhar o trâmite das suas solicitações de forma online e em tempo real. E assim também será para os cidadãos, que poderão solicitar certificados, serviços ligados a impostos e tarifas e até pedidos de corte de árvores e manutenção de vias sem sair de casa.

O prefeito Dilador Borges (PSDB) ressaltou a importância da modernização do serviço público, destacando que o lançamento do novo site é um passo significativo para a democratização do acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura. Segundo o prefeito, a iniciativa visa facilitar a vida dos cidadãos e tornar a administração municipal mais eficiente e transparente.

A vice-prefeita Edna Flor (Cidadania) também se manifestou sobre a importância dessa modernização. Para ela, o novo site e os serviços digitais representam um avanço significativo na busca por uma gestão pública mais eficiente, capaz de atender às demandas da população de forma rápida e desburocratizada. A vice-prefeita ressaltou ainda que a implementação dessas soluções digitais resultará em uma economia de tempo e dinheiro tanto para os munícipes como para a administração pública.

Atendimento 24H

Araçatuba agora se torna uma cidade digital, com a implantação de um sistema que substitui os serviços presenciais oferecidos no Atende Fácil. São mais de 600 serviços que estão disponíveis de forma online. Com a digitalização desses serviços, os cidadãos poderão resolver suas demandas de forma online, inclusive à noite e nos finais de semana, eliminando a necessidade de deslocamento até o local físico. Isso trará benefícios tanto para os munícipes, que economizarão tempo e recursos financeiros, como para a prefeitura, que terá uma maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços.

Além disso, o novo site também disponibiliza um chat de ajuda rápida ao usuário, permitindo que as pessoas tirem suas dúvidas sobre o funcionamento do site e dos serviços oferecidos. Essa medida visa garantir uma experiência positiva e facilitar o acesso dos munícipes às informações necessárias.

Para ter acesso aos serviços, o cidadão ainda conta com ferramenta de busca rápida e simplificada disponível na parte de cima do novo site. Os assuntos mais procurados também já estarão em destaque, facilitando ainda mais a vida do usuário.

Araçatuba Digital

A Prefeitura de Araçatuba destacou que essa iniciativa é fruto de um trabalho de digitalização dos serviços, iniciado há pouco mais de 100 dias. Primeiro, o sistema foi sendo operado em caráter interno, no qual todos os processos foram digitalizados, resultando em uma economia considerável. Estima-se que, nesse período, mais de R$ 1.3 milhão tenha sido economizado com o fim das impressões e transporte de processos que antes eram feitos em papel.

“Com o lançamento do novo site e a implantação do sistema digital, a Prefeitura de Araçatuba demonstra seu compromisso em promover a modernização do serviço público, buscando maior eficiência, transparência e comodidade para a população. A cidade agora se destaca como um exemplo de inovação e uso das tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o prefeito Dilador Borges.

Engenheiros e arquitetos

De acordo com a prefeitura, visto que os projetos desenvolvidos por engenheiros e arquitetos apresentados à prefeitura são elaborados digitalmente (em computador), apresentar estes mesmos projetos de forma digital e online encurta muitos caminhos. O profissional não precisa mais pegar o arquivo, ir até uma copiadora, tornar o projeto físico, dirigir-se ao Atende Fácil, gerar um processo físico, e aguardar até que o processo seja encaminhado à mesa de um analista. O caminho da concepção do projeto até a análise do servidor municipal é muito mais rápido.

Por meio do Araçatuba Digital, engenheiros e arquitetos conseguem agora acompanhar o ritmo acelerado de processos e fluxos do mercado atual, garantindo ao seu cliente desburocratização nas liberações de obras, emissão de habite-se a fim de averbações em cartório. Essa facilidade dirime os problemas de atrasos em início e finalização de obras, entre outros benefícios diretos no mercado de atuação do desenvolvimento urbano e econômico.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Tadeu Consoni, ao criar o Araçatuba Digital a Prefeitura de fato facilita a vida do profissional e encurta o caminho até a aprovação de projetos. “Hoje em dia, tudo está no formato digital e a prefeitura tem acompanhado essa tendência. O site desburocratizou a questão documental, eliminando o papel físico, protegendo o meio ambiente e gerando economia de recursos para o município e para o cidadão. Além disso, posso citar que Araçatuba vive um momento especial, com grandes obras acontecendo e progredindo em diversos aspectos. Essa junção faz com a cidade seja mais atrativa e tecnológica”, finaliza Consoni.

O presidente da AEAN, Petrônio Pereira Lima, avalia que o novo site desburocratiza a administração pública, agilizando o processo e disponibilizando tempo para uma série de demandas. “O novo site representa um avanço para as engenharias e a arquitetura na área de atuação da AEAN, pois, de forma geral, agiliza procedimentos e processos, estendendo esses benefícios – a agilidade entre eles – para a população”, avaliou Lima.

Para o Eng. Civil Osmar Rodrigues Jr, Gerente Regional do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), a digitalização dos processos é uma medida muito importante para aumentar a eficiência da aprovação de projetos, facilitar o acesso do público e, ainda, aumentar o grau de sustentabilidade, uma vez que não há geração de papel. “O próprio Crea-SP passou por uma transformação digital nesse sentido. Toda medida que facilita e diminui a burocracia no trabalho dos profissionais afetos ao Crea-SP é muito bem-vinda”, comentou Rodrigues.

AEAN e Crea-SP

Soluções que tragam praticidade para o profissional de engenharia e para o cidadão, que não precisam se deslocar até o órgão público, e celeridade na emissão de documentos são bem-vistos pela AEAN (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), que apoia iniciativas neste sentido. Quando o assunto é ação e informação profissional relevante e de qualidade, os engenheiros podem e devem contar com a entidade, que promove constantemente ações para mantê-los atualizados, realizando cursos e palestras. Nessas ações, a entidade conta com parceria fundamental do Crea-SP, maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo.

O Crea-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias modalidades da engenharia, agronomia e geociências, além das atividades dos tecnólogos. Neste sentido, no que diz respeito à atuação dos engenheiros, agrônomos e demais profissionais que representa, fiscaliza, controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais relacionadas. Para isso, exige registro profissional, assim como a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) que é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo sistema Confea/Crea-SP.

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