MATÉRIA TÉCNICAS: Nos primeiros dois meses de 2021, fonte solar fotovoltaica totaliza 270 MW de potência instalada no Brasil

O sistema fotovoltaico busca transformar a irradiação solar recebida pelos módulos fotovoltaicos “conhecidos popularmente como placas fotovoltaicas”. em energia elétrica. assim conduzida através de cabos até o inversor. equipamento responsável por preparar a energia recebida pelos módulos para ser injetada na rede elétrica.

DO MERCADO ATUAL

Nos últimos anos. o setor tem mostrado um crescente interesse dos consumidores em gerar sua própria energia e tornar-se autossuficiente neste quesito.

Os principais fatores que o consumidor vem buscando para entrar nesse mercado é o aumento anual do valor da tarifa de energia e a boa rentabilidade do valor investido. que fica em torno de 1.8% a 2.5% a.m. do capital investido. Além do que. essa geração trata-se de Energia Limpa. que não traz nenhum prejuízo ao meio ambiente.

Com base nesse propósito de gerar sua própria energia. paralelamente vem crescendo o número de empresas e pro­fissionais que estão atuando neste seg­mento. Uma dica para os consumidores é buscar sempre uma empresa que possua registro no conselho de Engenharia e que possua também em seu quadro técnico um Engenheiro Eletricista. pois esse profissional será o responsável técnico legal pelo “Projeto. dimensiona­mento e instalação”.

O dimensionamento de cada sistema fotovoltaico deve ser estudado caso a caso. Para cada cliente deve ser obser­vado o tipo de edificação e estrutura. Em alguns casos. é necessário fazer uma verificação estrutural do telhado e estrutura de apoio. a fim

de garantir que o peso das placas instaladas será suportado pelo telhado ou estrutura do local. evitando assim acidentes e possíveis danos.

Devem também ser observado os som­breamentos de vizinhos. prédios. árvores e todo possível obstáculo. que em algum momento não possibilitem a passagem da irradiação de “luz” nas placas. que podem ocasionar perda na geração.

Atualmente. com os recursos que temos. um sistema de geração pode ser dimensionado com alta preci­são em sua geração e essa geração deve ser definida

na proposta com o máximo de informações. como por exemplo: valor gerado em kwh por mês. valor da fatura após a instalação do sistema de geração e economia do sistema nos próximos 20 anos. tendo em vista que os módulos possuem este período de tempo de garantia de funcionamento. A clareza dessas informações irá fazer com que o interessado em adquirir um sistema tome a decisão certa na hora de contratar uma empresa ou profissional.

 

João Felipe Rodrigues de Albuquerque Andrade Picolini – Engenheiro Eletricista – CREA·SP

  • Diretor da AEAN -Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste
  • Ex-conselheiro da CEEE – CREASP – Câmara especializada de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (período 2014 a 2019)
  • Atualmente é sócio-administrador e responsável técnico da ELÉTRICA ARAÇATUBA e sócio­administrador e responsável técnico da GI ENERGIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.