O sistema fotovoltaico busca transformar a irradiação solar recebida pelos módulos fotovoltaicos “conhecidos popularmente como placas fotovoltaicas”. em energia elétrica. assim conduzida através de cabos até o inversor. equipamento responsável por preparar a energia recebida pelos módulos para ser injetada na rede elétrica.
DO MERCADO ATUAL
Nos últimos anos. o setor tem mostrado um crescente interesse dos consumidores em gerar sua própria energia e tornar-se autossuficiente neste quesito.
Os principais fatores que o consumidor vem buscando para entrar nesse mercado é o aumento anual do valor da tarifa de energia e a boa rentabilidade do valor investido. que fica em torno de 1.8% a 2.5% a.m. do capital investido. Além do que. essa geração trata-se de Energia Limpa. que não traz nenhum prejuízo ao meio ambiente.
Com base nesse propósito de gerar sua própria energia. paralelamente vem crescendo o número de empresas e profissionais que estão atuando neste segmento. Uma dica para os consumidores é buscar sempre uma empresa que possua registro no conselho de Engenharia e que possua também em seu quadro técnico um Engenheiro Eletricista. pois esse profissional será o responsável técnico legal pelo “Projeto. dimensionamento e instalação”.
O dimensionamento de cada sistema fotovoltaico deve ser estudado caso a caso. Para cada cliente deve ser observado o tipo de edificação e estrutura. Em alguns casos. é necessário fazer uma verificação estrutural do telhado e estrutura de apoio. a fim
de garantir que o peso das placas instaladas será suportado pelo telhado ou estrutura do local. evitando assim acidentes e possíveis danos.
Devem também ser observado os sombreamentos de vizinhos. prédios. árvores e todo possível obstáculo. que em algum momento não possibilitem a passagem da irradiação de “luz” nas placas. que podem ocasionar perda na geração.
Atualmente. com os recursos que temos. um sistema de geração pode ser dimensionado com alta precisão em sua geração e essa geração deve ser definida
na proposta com o máximo de informações. como por exemplo: valor gerado em kwh por mês. valor da fatura após a instalação do sistema de geração e economia do sistema nos próximos 20 anos. tendo em vista que os módulos possuem este período de tempo de garantia de funcionamento. A clareza dessas informações irá fazer com que o interessado em adquirir um sistema tome a decisão certa na hora de contratar uma empresa ou profissional.
João Felipe Rodrigues de Albuquerque Andrade Picolini – Engenheiro Eletricista – CREA·SP
- Diretor da AEAN -Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste
- Ex-conselheiro da CEEE – CREASP – Câmara especializada de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (período 2014 a 2019)
- Atualmente é sócio-administrador e responsável técnico da ELÉTRICA ARAÇATUBA e sócioadministrador e responsável técnico da GI ENERGIA