MATÉRIA TÉCNICA: Palestra aborda introdução, metodologia de trabalho e decretos em BIM

No dia 27 de novembro de 2024, a AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) promoveu gratuitamente, na sua sede, em Araçatuba (SP), em parceria com o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), a palestra A Tecnologia BIM – Introdução, metodologia de trabalho e decretos em BIM. O palestrante foi o professor Wilson Barbosa Alves. Presencial, a ação contou com a participação de vários profissionais (engenheiros e arquitetos) e associados da entidade.

O Building Information Modeling, mais conhecido como BIM, é a mais recente tecnologia disruptiva que vem transformando a indústria da construção civil. Ele entrega visualização em 3D e permite que os especialistas gerenciem de forma integral todo o ciclo de vida do projeto (planejamento, projeto, construção, operação e manutenção), fazendo com que a comunicação entre diferentes disciplinas que compõem uma construção fique mais clara e compreensível.

A expansão do BIM no mercado entrega inúmeros benefícios, como, por exemplo, o fato de a metodologia diminuir drasticamente a possibilidade de erros e incompatibilidades durante o trabalho, uma vez que, ao alterar algum quadrante ou medida, a ferramenta realiza todas as alterações de forma automática. O BIM oferece enorme possibilidade de detalhamento. Sem o seu uso, o custo para elaborar determinados projetos de forma tão detalhada é sensivelmente mais alto e, por vezes, inviável. Essa eficiência promove também a sustentabilidade da obra, uma vez que há um descarte consideravelmente menor de entulho.

De acordo com o palestrante, o método BIM também melhora a comunicação entre equipes multidisciplinares, promovendo maior eficiência e sustentabilidade. Além disso, possibilita simulações realistas, identificando problemas antes da construção, tornando-se uma ferramenta indispensável para o futuro da engenharia e arquitetura.

Entre os participantes estavam diretores que farão a gestão da AEAN no triênio 2025 – 2027.

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *