HOMENAGEM: Dia 13 de julho – Dia do Engenheiro Sanitarista, que dos projetos e das obras de saneamento básico e geral

Hoje é comemorado o Dia do Engenheiro Sanitarista. A Engenharia Sanitária é o ramo da engenharia que trata da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral, tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de limpeza urbana, aí incluídos os sistemas de tratamento.

O profissional deve ter ampla formação nas áreas ambiental, de hidráulica, de hidrologia e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando planos diretores de abastecimento de água, de esgotos sanitários e de bacias hidrográficas.

Ele também desenvolve planos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, além de projetar canais. O engenheiro sanitarista também pode acompanhar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA’s) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s) que tratam águas poluídas ou contaminadas. O Patrono da Engenharia Sanitária no Brasil é o sanitarista Francisco Saturnino de Brito.

O curso de graduação de Engenharia Sanitária foi criado em consideração ao estudo elaborado mediante convênio entre o extinto BNH (Banco Nacional de Habitação) e a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que concluiu da necessidade de 9 mil engenheiros dos quais 3 mil engenheiros sanitaristas para o cumprimento das metas do Planasa (Plano Nacional de Saneamento) – concebido pelo Governo Federal na década de 1970 com o objetivo de atender às demandas do setor de saneamento.

Parabéns, a todos os engenheiros sanitaristas!

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.