HOMENAGEM: 29 de Junho – Dia do Engenheiro de Petróleo, profissional com conhecimento dos processos de extração de petróleo e gás

Hoje é comemorado o Dia do Engenheiro de Petróleo. Esse profissional detém conhecimento amplo e específico de todas as etapas dos processos de extração de petróleo e gás. Entre suas principais atividades está a descoberta e exploração de jazidas de petróleo e gás natural. Para isso, combina conhecimentos da Engenharia de Petróleo com Geologia e Mineração.

Também pode atuar no acompanhamento da produção de derivados do petróleo, coordenando operações de beneficiamento. Os seus conhecimentos também permitem que esse profissional trabalhe com a comercialização do petróleo, gás natural, combustíveis e outros. O principal campo de atuação do engenheiro de petróleo está nas empresas petrolíferas, indústrias petroquímicas e refinarias.

A data é uma referência à Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, que discriminou atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Essa resolução reconheceu que o Engenheiro de Petróleo está habilitado a desempenhar todas as 18 atividades estabelecidas para o exercício profissional da engenharia, referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas, transportes e industrialização do petróleo, além de serviços afins e correlatos.

Parabéns, a todos os engenheiros de petróleo!

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.