HOMENAGEM: 14 de julho – Dia do Engenheiro de Aquicultura, que trabalha para a produção eficiente de alimentos e derivados aquáticos

Hoje é comemorado o Dia do Engenheiro de Aquicultura. De forma geral, este profissional trabalha para a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, como peixes, crustáceos e moluscos. Sua atuação vai desde a produção de alevinos (embrião de peixe), à engorda e o processamento até a comercialização do produto. É ele quem projeta, executa e supervisiona a criação desses animais em cativeiro, além de acompanhar o processo de conservação dos produtos.

A engenharia de aquicultura está prevista na Resolução 493/06, que dispõe sobre o registro profissional do engenheiro de aquicultura e discrimina suas atividades profissionais. Compete ao engenheiro de aquicultura o desempenho das atividades referentes ao cultivo de espécies aquícolas, construções para fins aquícolas, irrigação e drenagem para fins de aquicultura, ecologia e aspectos de meio ambiente referentes à aquicultura, análise e manejo da qualidade da água e do solo das unidades de cultivo e de ambientes relacionados a estes.

Além de cultivos de espécies aquícolas integrados à agropecuária, melhoramento genético de espécies aquícolas, desenvolvimento e aplicação da tecnologia do pescado cultivado, diagnóstico de enfermidades de espécies aquícolas, processos de reutilização da água para fins de aquicultura, alimentação e nutrição de espécies aquícolas, beneficiamento de espécies aquícolas e mecanização para aquicultura.

Parabéns, a todos os engenheiros de aquicultura!

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.