HOMENAGEM: 12 de julho – Dia do Engenheiro Florestal, profissional que garante o manejo adequado de recursos florestais

Hoje é comemorado o Dia do Engenheiro Florestal, profissional responsável por analisar os ecossistemas florestais e planejar estratégias para que seja feito a seu uso de maneira sustentável. A data foi escolhida porque em 12 de julho de 1073 faleceu São João Gualberto, que foi escolhido pelo Papa Pio XII, em 1952, como o Protetor dos Florestais.

A profissão de Engenheiro Florestal, como dito anteriormente, garante o manejo adequado de recursos florestais. Segundo a resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, compete ao engenheiro florestal o desenvolvimento de atividades “referentes à engenharia rural; construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

Além do respeito aos recursos naturais, o engenheiro florestal necessita ter conhecimento acerca das ciências biológicas, exatas e humanas. As matérias fundamentais para sua formação são amplas e, em geral, envolvem política e legislação florestal, solos e nutrição de plantas, cartografia e geoprocessamento, ecossistemas florestais, gestão de recursos naturais renováveis, proteção florestal, entre várias outras.

A primeira instituição que formou profissionais com o objetivo de atuar na área florestal foi criada em 1960 pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek e chamava-se Escola Nacional de Florestas. Segundo o MEC (Ministério da Educação), o curso de Engenharia Florestal é oferecido atualmente por aproximadamente 60 instituições de ensino superior.

Parabéns, a todos os engenheiros florestais!

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.