Dia do Engenheiro de Custos

Engenharia de custos é o ramo das Engenharias voltado ao aspecto custo de uma obra ou serviço. Compreende a cuidadosa e minuciosa elaboração de orçamentos, porém não só. Como autêntica ciência do custeio, faz mais que isso: atua na concepção do empreendimento, verificando-lhe, conjuntamente com os demais ramos de Engenharia intervenientes no caso em consideração, a viabilidade técnico-econômica, realizando análise, diagnóstico, prognóstico, enfim, a necessária síntese quanto ao que há de ser – se consumado for – o empreendimento, com referência ao aspecto de inversão financeira requerida.
 
Com efeito, estimar e gerenciar custos é uma das tarefas fundamentais dos empreendedores, uma das mais críticas e desafiadoras, a ser desempenhada por administradores de empresas e gerentes de projetos. Custos precisam ser avaliados – melhor, estimados – antes que aconteçam (façam-se despesas) e, após, é preciso acompanhá-los e gerenciá-los à medida que ocorrem. Nisso consiste a orçamentação.
 
Pode-se, pois dizer ainda que os princípios, as práticas e os processos necessários para tal desidério constituem a Engenharia de Custos. Engenharia de Custos é, pois, Engenharia de orçamentação.
 
É, assim, de tal forma que se pode afirmar ser a Engenharia de custos uma arte, ciência e técnica de gestão de custos, para converter apropriadamente orçamentos bem feitos em gastos bem realizados, que maximizem a viabilidade a ser consumada no empreendimento. De fato, como Engenharia, norteia-se pela conjugação da viabilidade econômico-técnica do empreendimento, assegurando-lhe a exequibilidade. #AEANAraçatuba #AssociaçãodosEngenheiroseArquitetosdaAltaNoroeste #AEAN #CREASP #DiadoEngenheirodeCustos

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.