Dia Do Arquiteto e Urbanista

O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, virou lei. A Lei 13.627/2018, que coloca a data no calendário oficial brasileiro, foi sancionada pela Presidência da República no dia 16 de janeiro. Trata-se de uma importante etapa do processo de valorização profissional iniciado pelo CAU/BR e pelos CAU/UF desde sua criação, em 2011. O CAU/BR começou a funcionar justamente no dia 15 de dezembro para que a implementação do conselho coincidisse com a data de nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer.

 

“A instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista explicita para a sociedade brasileira a importância fundamental de nossa profissão na construção do habitat humano; no planejamento e desenvolvimento das cidades brasileiras, tornando-as inclusivas e sustentáveis; e na organização do território nacional. Trata-se de um momento histórico, coincidindo três datas: o reconhecimento aos arquitetos, a data de fundação do CAU/BR e o nascimento de Oscar Niemeyer, que tornou a Arquitetura brasileira referência para todo o mundo”, afirma o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. “De nossa parte, vamos seguir promovendo campanhas de valorização profissional para que a sociedade requisite e aproveite cada vez os nossos serviços profissionais”.

“Em nome da AEAN como diretor de arquitetura quero parabenizar todos os arquitetos.
Profissão de tanta responsabilidade porque são realizadores de sonhos. O arquiteto e urbanista é desafiado todos os dias a realizar projetos para atender as necessidades das pessoas.
A cada novo projeto é um desafio, mas também uma satisfação prazerosa porque realizar a vontade das pessoas é o desejo do arquiteto. O arquiteto não se preocupa só com a funcionalidade do projeto, mas também com a estética, o conforto e o bem estar de quem vai usufruir do espaço.
Parabéns Arquitetos e Urbanistas!”, Pedro Luiz Parra Petenati
Arquiteto e Urbanista
Diretor de Arquitetura

“Bom dia, Sou o Marcos Antonio, arquiteto formado desde 86, a 34 anos, vice-presidente da AEAN; e gostaria de acrescentar nesse dia dos arquitetos:
“ARQUITETURA, a arte de projetar espaços organizados, para diferentes camadas sociais”, e o principal desafio de nossa profissão é agradar e essas camadas sociais”

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.