Dia 5 de junho, dia do engenheiro mecânico.

A data comemorativa aos profissionais da engenharia mecânica – 5 de junho – refere-se ao nascimento do industrial Delmiro Gouveia (Ceará, 1863 – Alagoas, 1917), um dos pioneiros da industrialização do país e do aproveitamento do seu potencial hidroelétrico, tendo construído a primeira fábrica de linhas de costura e a segunda usina hidroelétrica brasileira, a de Paulo Afonso, entre Alagoas e Bahia.

Para se tornar um engenheiro mecânico é preciso concluir um curso superior em Engenharia Mecânica em uma faculdade devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC). O bacharelado na área tem duração de cinco anos e prepara o profissional para o dia a dia de trabalho.

Curiosidade:
O primeiro curso de Engenharia Mecânica do Brasil e da América do Sul foi fundado em 1913 em Minas Gerais, no Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá – IEMI, instituição que objetivava a formação de engenheiros mecânicos e eletricistas.
O engenheiro mecânico é responsável por desenvolver máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos, informática e afins. É uma profissão muito dinâmica, que exige olho vivo para detalhes, capacidade de supervisionar processos produtivos e, principalmente, saber trabalhar em equipe.
A AEAN – Associação do Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste – parabeniza todos os profissionais da engenharia mecânica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.