COMEMORAÇÃO – Dia do Técnico em Eletrônica, profissional que cria projetos, faz instalação e manutenção de equipamentos

Hoje é comemorado no Brasil o Dia do Técnico em Eletrônica, que homenageia os profissionais responsáveis por criar projetos, realizar instalação e manutenção corretiva ou preventiva de equipamentos eletrônicos, sejam eles analógicos ou digitais. Atualmente é um tipo de profissional bastante demandado pelo mercado, pois quase tudo o que usamos hoje tem algum componente eletrônico.

Quem deseja se aventurar por este caminho, técnico em eletrônica deve gostar de máquinas, possuir raciocínio lógico e principalmente, ter habilidades manuais, pois os circuitos são feitos de peças bastante delicadas. Trata-se de um mercado promissor para quem quer trabalhar na área de inovação e desenvolvimento de produtos.

No Brasil existem vários cursos profissionalizantes que duram cerca de três a quatro semestres, que formam os novos técnicos a cada ano. Por se tratar de uma área muito vasta, um técnico em eletrônica pode exercer suas atividades em diversos segmentos industriais, atuando em comando, controle e medição de máquinas e processos, como também em sistemas automatizados.

O dia 5 de novembro foi estabelecido de acordo com a Lei nº 4.265 de 21/09/1984, para marcar a data da promulgação da Lei nº 5.524 de 05/11/1968, que regulamentava a profissão de Técnico Industrial de Nível Médio no Brasil.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.