COMEMORAÇÃO – Dia do Técnico Agrícola, profissional que contribui para a vanguarda na produção de alimentos

Hoje é comemorado no Brasil o Dia do Técnico Agrícola, profissão que cotidianamente contribui para que agropecuária brasileira esteja vanguarda na produção de alimentos para a humanidade. A profissão de Técnico Agrícola é regulamentada pela Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968 e pelo Decreto Federal nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002 e Decreto Federal nº 90922, de 06 de fevereiro de 1985, que cria a profissão e fixa as atribuições profissionais da categoria.

O técnico agrícola se responsabiliza pela elaboração de projetos e assistência técnica em áreas como as de crédito rural e agroindustrial para efeitos de investimento e custeio; topografia na área rural; impacto ambiental; drenagem e irrigação. Ele também aplica métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético. Ainda implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária. Enfim, atua nas mais variadas atividades do setor agrícola que demandam recursos humanos com conhecimento técnico de profissional de formação de nível médio.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo) reconhecem a relevância da profissão e dos serviços prestados por esses trabalhadores à agricultura brasileira. As duas entidades parabenizam este profissional tão importante para a subsistência e o desenvolvimento da humanidade.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.