Comdema de Araçatuba completa 30 anos

Em comemoração aos 30 anos do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) de Araçatuba (SP), a entidade promoveu o plantio de 60 mudas de 12 espécies nativas do bioma Mata Atlântica (pau ferro, pata de vaca, paineira, açoita cavalo, aroeira vermelha, angico branco etc.), em uma nascente do Córrego dos Espanhóis, na Fazenda Santa Terra.

O evento contou com a participação de alunos do Colégio Sementinhas e do Senac. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (AEAN) também esteve presente sendo representada pelos diretores Marcos Maio, Fábio Brancato e Lucas Proto, que também é secretário municipal de Meio ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).

O plantio na área de preservação permanente (APP) da Santa Terra faz parte programa Das Fontes à Foz. Trata-se de uma iniciativa gratuita para associados do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) para o reflorestamento de toda a extensão de corpos d’água que estão com as suas áreas de preservação permanentes (APPs) prejudicadas nas bacias hidrográficas de Araçatuba, desde as suas fontes até a sua foz.

No mesmo dia, houve também uma solenidade comemorativa com conselheiros e autoridades ambientais na Tulha do Parque da Fazenda, onde está a sede da SMMAS.

Proto destacou que o Comdema tem compromisso contínuo com a sustentabilidade e a preservação ambiental no município. “Ao longo destes anos, o conselho tem sido uma força motriz na implementação de políticas e práticas que visam a proteção e o uso consciente dos recursos naturais, dentre elas a implementação de resoluções que organizou as compensações ambientais e definiu as espécies nativas indicadas para plantio em área urbana”, afirmou o representante da AEAN.

Atualmente presidido por Edilson Cavassana, o Comdema foi criado pela Lei Municipal 4.134/1994. É composto por representantes de uma série de instituições, nomeadas para o biênio 2023-2025: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Secretaria Municipal de Educação, CFB (Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da SEMIL-SP), Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba, Polícia Militar Ambiental, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Acrepom (), Clube da Árvore, Associação Mata Ciliar, Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), AEAN, Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia), Rotary Club, Senac e Udop (União dos Produtores de Bioenergia).

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *