CELEBRAÇÃO: Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PCDs). Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Entre os principais problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, está a falta de acessibilidade.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) valorizam e celebram o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

#AEAN #CreaSP #Crea #Confea #ConselhoRegional #Engenharia #Agronomia #Arquitetura #21deSetembro #Consciência #PCDs #PessoaComDeficiência #Celebração #Comemoração

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.