CELEBRAÇÃO: Hoje, 12 de setembro, é o Dia do Engenheiro Químico

O dia 12 de setembro é a data em que se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Engenheiro Químico. Esses profissionais têm a função de trabalhar nas indústrias químicas, desenvolvendo produtos e processos químicos que podem ser usados em escala industrial.

Entre alguns dos produtos que são associados com o trabalho desenvolvido pelos engenheiros químicos, destacam-se: plásticos, combustíveis, construção civil, agricultura, limpeza doméstica, medicamentos, refrigerantes, fibras, entre outros.

Além de desenvolver, o engenheiro químico deve ser um profissional apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e outros produtos sujeitos a tratamento químico, projetar e controlar a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico, realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela qual se podem reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade, fiscalizar a montagem de instalações novas ou modificações de instalações já existentes, e inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos.

No Brasil, a profissão é legalizada por meio da Lei Federal nº 5.194, de 24 dezembro de 1966.

#AEAN #CreaSP #Crea #Confea #ConselhoRegional #Engenharia #Agronomia #Arquitetura #7deSetembro #DiadaIndependência #Celebração #Comemoração #Feriado

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.