CELEBRAÇÃO: Hoje, 11 de setembro, é o Dia Nacional do Cerrado

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro. O segundo maior bioma da América do Sul ocupa aproximadamente 22% do território brasileiro, com áreas em 11 estados e no Distrito Federal, e ainda com alguns reflexos no Amapá, Roraima e Amazonas. No estado de São Paulo, o Cerrado já ocupou 14% do território, mas atualmente, resta menos de 1% de sua vegetação natural, espalhada por 16 municípios.

O Cerrado é riquíssimo em biodiversidade. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), já foram catalogadas mais de 11,6 mil espécies de plantas nativas no Cerrado. São em torno de 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 1,2 mil de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Estima-se que 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins trópicos de todo o país estejam lá.

O Cerrado possui ainda grandes reservas subterrâneas de água doce, que abastecem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazonas, São Francisco e Prata, além da Tocantins/Araguaia.

Nas últimas décadas, houve redução de 48,4% do Cerrado, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A taxa de desmatamento anual é maior até do que na Amazônia e nos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais.

A conservação do Cerrado é importantíssima para garantir água para o país. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade de áreas protegidas. Apesar disso, apenas 8,21% do Cerrado está protegido em Unidades de Conservação (UC).

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) valorizam e celebram o Dia Nacional do Cerrado.

#AEAN #CreaSP #Crea #Confea #ConselhoRegional #Engenharia #Agronomia #Arquitetura #11 #Consciência #Cerrado #Biodiversidade #Conservação #MeioAmbiente #Sustentabilidade #Celebração #Comemoração

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.