CELEBRAÇÃO: Em 5 de junho é comemorado o Dia do Engenheiro Mecânico

Em 5 de junho comemora-se o Dia do Engenheiro Mecânico. A data refere-se ao nascimento do industrial Delmiro Gouveia (1863-1917), considerado um pioneiro da interiorização do desenvolvimento do país. Ele instalou a primeira fábrica de linhas de costura do País e construiu a segunda hidrelétrica brasileira, a de Paulo Afonso, entre Alagoas e Bahia.

O primeiro curso de Engenharia Mecânica do Brasil e da América do Sul foi fundado em 1913 em Minas Gerais, no Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), instituição que objetivava a formação de engenheiros mecânicos e eletricistas.

O engenheiro mecânico atua diretamente nas indústrias de base mecânica, mineração, alimentos, eletrodomésticos e veículos, entre outras, e segue contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. É o profissional que projeta, desenha, desenvolve, constrói e testa dispositivos mecânicos como motores, máquinas e também ferramentas. Os engenheiros mecânicos trabalham com maquinário em indústrias automobilísticas ou áreas que envolvem mecatrônica e eletroeletrônica e também são muito requisitados nas indústrias têxtil, petroquímica, na fabricação de celulose e em fábricas de açúcar, álcool e gás.

Tanto a AEAN (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) quanto o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) estimulam e fomentam a profissão com capacitações, pois entendem que para o sucesso na carreira a atualização é fundamental. As duas entidades parabenizam todos os engenheiros mecânicos pelo seu dia.

#AEAN #CreaSP #Celebração #Comemoração #engenheiromecânico #parabéns

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.