CELEBRAÇÃO: Dia Mundial da Meteorologia, ciência que promove a evolução dos conhecimentos sobre a atmosfera terrestre

O dia 23 de março é dedicado à celebração do Dia Mundial da Meteorologia. Nessa data, destaca-se a importância que essa área do conhecimento possui no sentido de promover a evolução dos conhecimentos sobre a atmosfera terrestre, além da função social de estabelecer previsões sobre o comportamento do tempo.

A data foi escolhida para comemorar o Dia Mundial da Meteorologia em função de ter sido nessa data a fundação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), uma agência da ONU criada para substituir a antiga Organização Meteorológica Internacional (OIM). A instituição possui uma grande relevância em produzir dados atmosféricos para além dos limites das fronteiras políticas que limitam as atividades dos órgãos nacionais, o que eleva ainda mais a validade dos seus serviços para a humanidade.

Os estudos da meteorologia possuem uma ampla proximidade com a climatologia, área do conhecimento responsável por estudar e compreender as transformações climáticas da Terra no passado, no presente e no futuro. Da mesma forma que tempo e clima estão diretamente associados, essas duas áreas do conhecimento não podem ser vistas em separado.

Os primórdios dessa ciência estão atrelados à obra Meteórica, escrita por Aristóteles no ano 340 a.C., em que o pensador realiza algumas considerações – a maioria de cunho filosófico – sobre o comportamento da atmosfera e as partículas que nela se suspendem, chamadas de meteoros.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia Mundial da Meteorologia e apoiam iniciativas em favor da sustentabilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.