CELEBRAÇÃO: AEAN apoia as ações em favor do Dia Nacional da Educação Ambiental

Desde 2012, O Brasil celebra o Dia Nacional da Educação Ambiental em 3 de junho. Esta é uma ótima oportunidade para refletir sobre o que tem sido feito até agora e o que queremos para o futuro.

Embora há muito tempo já houvesse ações para a valorização da natureza, foi somente em 1965 que surgiu o termo “Educação Ambiental” (ou Environmental Education, em inglês), durante a Conferência de Educação da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha. A expressão surgiu a partir das preocupações de numerosos grupos ao redor do mundo sobre caminhos que a humanidade traçava em relação ao meio ambiente diante de tantas catástrofes que estavam acontecendo.

Na década de 1970 foram realizadas importantes conferências que trouxeram as bases para se pensar sobre como deveria ser a Educação Ambiental. Se nos anos anteriores havia uma tendência relacionar a “natureza” como algo abstrato a ser protegido de um modo desconectado de seu contexto histórico, após a Conferência de Estocolmo, de 1972, passamos a refletir a partir de uma visão globalizante entre as relações do meio ambiente e da sociedade.

No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA foi criada em 1999, e em São Paulo, a Política Estadual de Educação Ambiental é de 2007. Ambas as leis trazem o entendimento da Educação Ambiental como processo permanente de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida. Ou seja, essas leis trazem a herança de toda a legislação anterior e dos encontros internacionais que abordaram as questões relacionadas ao direito ao meio ambiente e a necessidade da participação popular.

Tanto a AEAN (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) quanto o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) estimulam e fomentam ações em favor da sustentabilidade, portanto, igualmente em relação ao Dia Nacional da Educação Ambiental.

#AEAN #CreaSP #Celebração #Comemoração #sustentabilidade #EducaçãoAmbiental #meioambiente

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.