CELEBRAÇÃO: 8 de novembro, Dia Mundial do Urbanismo

Hoje (8 de novembro), comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre caminhos possíveis para os graves problemas urbanos, integrando poder público, profissionais e sociedade. A data, comemorada em mais de 30 países, é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo. O Brasil comemora oficialmente o Dia do Urbanismo desde 1987.

O Dia Mundial do Urbanismo foi criado em 1934 pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Em 1949, Carlos Maria Della Paolera fundou a Organización Internacional Del dia Mundial del Urbanismo, que decretou o Dia Mundial do Urbanismo na Argentina, com o intuito de aumentar o interesse profissional e público no planejamento, tanto local como internacionalmente.

Desde o início, a data propõe um debate lúcido sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) celebra a data e saúda todos os urbanistas por este dia.

#urbanismo #celebração #comemoração #parabéns #diadourbanismo #urbanista #urbanistas

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.