CELEBRAÇÃO: 6 de Maio, Dia Nacional do Engenheiro Cartógrafo, data que serve para celebrar todos os profissionais da área

O Dia Nacional do Engenheiro Cartógrafo, também conhecido como Dia do Cartógrafo (06/05), foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia, em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil.

O fato se deu em 27 de abril de 1500, segundo o Calendário Juliano utilizado na época, quando Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália – atual Porto Seguro. Porém, o documento foi enviado à corte juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o atual Calendário Gregoriano, 6 de maio. Os profissionais são conhecidos como artistas da ciência de compor cartas geográficas.

O Cartógrafo é o responsável pelo estudo dos mapas, que teve início nos séculos XV e XVI. A confecção dos mapas é praticada desde os tempos pré-históricos, e eles servem para fornecer a visualização de dados espaciais. Aristóteles e Hiparco foram responsáveis por produzir mapas com latitudes e longitudes na Grécia Antiga.

A Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria, e Sensoriamento Remoto é uma das mais antigas sociedades técnico-científica em atividade no Brasil. Foi fundada em 28 de outubro de 1958 como sociedade de âmbito nacional e caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, a maioria dos cursos de Engenharia Cartográfica dá também a atribuição de Engenheiro de Agrimensura. Desta forma, o profissional é denominado Engenheiro Cartógrafo e de Agrimensura.

Tanto a AEAN (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) quanto o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) estimulam e fomentam a profissão com capacitações, pois entendem que para o sucesso na carreira a atualização é fundamental. As duas entidades parabenizam todos os engenheiros cartógrafos e profissionais da área pelo seu dia.

#AEAN #CreaSP #Celebração #Comemoração #Cartógrafo #Cartografia #DiadoEngenheiroCartográfico #parabéns

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.