CELEBRAÇÃO: 30 de maio, Dia do Geólogo

 

 

O Dia Internacional do Geólogo é comemorado em 30 de maio. A data foi instituída com a aprovação do Projeto de Lei nº 2028/60, em 30 de maio de 1962, originária da Lei nº 4.076, que regulamenta a profissão.

A importância do profissional da geologia na sociedade é cada vez maior e tem um papel fundamental na exploração mineral e do petróleo.

Ela é uma ciência da terra, que tem como objetivo tratar de sua origem, composição de seus processos e sua evolução, através do estudo das rochas. O geólogo, por sua vez, investiga não só esses aspectos como também os efeitos causados pelos impactos ambientais da ação dos seres humanos e das forças da natureza.

A geologia vai desde os aparelhos eletrônicos que utilizamos vindos de recursos minerais como ferro, alumínio, cobre à descobertas de grandes riquezas naturais como a camada pré-sal. Ela também é muito importante para o estudo dos abalos sísmicos (terremotos), possibilitando identificar áreas de risco e intensidade de terremotos.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data a parabenizam os Geólogos pelo seu dia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.