CELEBRAÇÃO: 28 de outubro, Dia do Engenheiro Aeronáutico

Hoje, 28 de outubro, comemora-se o Dia do Engenheiro Aeronáutico. Tudo começou em 1947, quando a Escola Técnica do Exército, hoje Instituto Militar de Engenharia (IME), inaugurou sua faculdade de Engenharia Aeronáutica. Em 1950, com a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), o primeiro curso da nova escola foi o da Divisão de Engenharia Aeronáutica. Surgia, assim, uma escola de alto nível voltada à modalidade no Brasil. Hoje, 11 instituições de ensino ministram o curso no país.

Atuando na concepção, projeção, manutenção e construção de aeronaves, foguetes, mísseis e satélites, os engenheiros aeronáuticos, resistentes à crise econômica, estão à frente de projetos promissores, como a exploração do setor técnico-científico espacial pelo governo brasileiro. Exemplo disso, eles coordenam o programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desenvolvendo cinco satélites de sensoriamento remoto, lançados ao espaço para capturar imagens e reunir dados para utilização no controle do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal e no monitoramento de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano e ocupação do solo.

Os engenheiros aeronáuticos estão nos institutos de pesquisa aeroespacial, nas empresas de transporte aéreo e fabricantes de peças aeronáuticas, além das empresas de consultoria e, claro, na gloriosa Força Aérea Brasileira (FAB). Sua profissão é o sonho de sucesso de muitos jovens e seus desejos de alçar altos voos traçam uma rota segura para as novas gerações.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data e saúdam todos os engenheiros aeronáuticos pelo seu dia.

#engenheiro #engenharia #aeronáutica #engenhariaaeronáutica#celebração #comemoração

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.