CELEBRAÇÃO: 27 de Maio é o Dia Nacional do Engenheiro de Custos

Neste dia 27 de maio é celebrado o Dia do Engenheiro de Custos, o profissional da engenharia focado no gerenciamento das obras. São responsáveis pela gestão de atividades de manutenção, reparação e reformas de instalações e equipamentos em empresas industriais, comerciais e de serviços, assessoram a aquisição e implantação de novas tecnologias.

Trata-se do ramo das engenharias voltado ao aspecto custo de uma obra ou serviço. Compreende a cuidadosa e minuciosa elaboração de orçamentos. Como autêntica ciência do custeio, faz mais que isso: atua na concepção do empreendimento, verificando, conjuntamente com os demais ramos de engenharia intervenientes no caso em consideração, a viabilidade técnico-econômica, realizando análise, diagnóstico, prognóstico, enfim, a necessária síntese quanto ao que há de ser o empreendimento, com referência ao aspecto de inversão financeira requerida.

Estimar e gerenciar custos é uma das tarefas fundamentais dos empreendedores, uma das mais críticas e desafiadoras, a ser desempenhada por administradores de empresas e gerentes de projetos. Custos precisam ser estimados antes que sejam concretizados e, depois disso, é preciso acompanhá-los e gerenciá-los à medida que ocorrem.

O Dia Nacional do Engenheiro de Custos foi instituído a partir de um Projeto de Lei da Câmara, de número 46/2016.

Tanto a AEAN (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) quanto o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) estimulam e fomentam a profissão com capacitações, pois entendem que para o sucesso na carreira a atualização é fundamental. As duas entidades parabenizam todos os engenheiros de custos pelo seu dia.

#AEAN #CreaSP #Celebração #Comemoração #Custos #DiadoEngenheirodeCustos #parabéns

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.