CELEBRAÇÃO: 23 de Novembro, Dia Nacional do Engenheiro Eletricista

Em 23 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Engenheiro Eletricista. A comemoração tem como objetivo valorizar a importância desses profissionais, cuja escolha do dia carrega a memória da primeira universidade tecnológica brasileira, o Instituto Eletrotécnico de Itajubá, fundado em 23 de novembro de 1913.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei Nº 12.074, de 29 de outubro de 2009. A data também homenageia a inauguração do Instituto Eletrotécnico de Itajubá, que é considerado a primeira universidade federal tecnológica do Brasil, e teve grande influência no desenvolvimento da profissão de engenheiro eletricista no nosso País.

Teodomiro Carneiro Santiago, após se formar em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco de São Paulo, em 1907, assumiu a direção do Colégio de Itajubá. Em 1909, a convite do então Presidente do Estado de Minas Gerais, Dr. Wenceslau Braz, tomou posse como Secretário do governo mineiro, cargo exercido até o final de 1910, quando retornou a Itajubá reassumindo sua função de administrador e educador.

Consciente do grande potencial hidrelétrico do Brasil, decidiu visitar inúmeras universidades dos Estados Unidos e da Europa, tendo feito contato com os centros educacionais mais desenvolvidos da Alemanha, Suíça, França e Bélgica. E foi neste último país que encontrou o modelo da Escola que queria fundar, aliando um expressivo ensino prático ao teórico, no Instituto Montefiore, em Liége, e na Universidade do Trabalho de Charleroi.

Com muita luta e recursos financeiros próprios e de sua família, criou o Instituto Eletrotécnico de Itajubá – IEI, que só se federalizou em 1956, transformou-se em Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI em 1968 e em Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em 2002.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia Nacional do Engenheiro Eletricista.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.