CELEBRAÇÃO: 23 de Março, Dia Mundial da Meteorologia

Em 23 de de março é comemorado o dia mundial da meteorologia. A data é de grande importância para promover a evolução dos conhecimentos sobre a atmosfera terrestre, além da função social de estabelecer previsões sobre o comportamento do tempo.

Os estudos realizados pela meteorologia envolvem buscas e captação de dados relacionados ao estado físico, químico e dinâmico da atmosfera, a fim de diagnosticar as causas, os efeitos e o comportamento futuro desses elementos no processo de interação com a superfície terrestre.

Ela possui uma vasta gama de aplicações, envolvendo diferentes setores da sociedade como a Aviação, a Agricultura, o Planejamento Urbano, o Tráfego Aéreo e o Marítimo. Dessa forma, o meteorologista possui um diversificado campo de atuação e suas análises causam reflexos diretos na economia de um país.

A data escolhida para comemorar  foi o dia 23 de março em função de ter sido nessa data a fundação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), uma agência da ONU criada para substituir a antiga Organização Meteorológica Internacional (OIM).

Essa instituição possui uma grande relevância em produzir dados atmosféricos para além dos limites das fronteiras políticas que limitam as atividades dos órgãos nacionais, o que eleva ainda mais a validade dos seus serviços para a humanidade.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o dia Mundial da Meteorologia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.