O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A celebração visa promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas em todo território nacional.
O dia da conscientização sobre a preservação das árvores começou em 10 de abril de 1872, quando um jornalista estadunidense decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, EUA. O momento ficou conhecido como “Day Arbor”.
A data de 21 de setembro foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Entre os meses de agosto e setembro é possível ver o desabrochar de suas flores, coincidindo com o Dia da Independência do Brasil.
As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo – árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.
A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia da Árvore.