CELEBRAÇÃO: 21 de Março, Dia Internacional das Florestas

 
O Dia Internacional das Florestas é comemorado em 21 de março e é uma data para refletirmos sobre a importância das florestas e a necessidade de preservação delas. Em todo o planeta, as florestas atuam como habitat para várias espécies, e são fontes de alimentos, medicamentos e rendas para a população humana. Diante de sua grande importância, fica claro a necessidade de cuidarmos das nossas florestas.
 
A data foi criada com a finalidade de conscientizar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta. A data foi proclamada em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
 
Geralmente, damos o nome de floresta a uma vegetação rica em árvores, onde é possível observar suas copas encontrando-se (dossel). Mata e selva são também termos utilizados como sinônimos de florestas. Apesar de ter essa designação popular e bastante conhecida, existem outras definições mais específicas de floresta, que são importantes, por exemplo, para a criação de políticas públicas.
 
Não podemos esquecer que elas afetam diretamente a regulação do clima. Elas constituem, por exemplo, um importante estoque de carbono, uma vez que absorvem o gás carbônico da atmosfera e utilizam-no em seu crescimento.
 
Quando as florestas são destruídas, no entanto, emitem gases de efeito estufa, como o gás carbônico, responsáveis pelas mudanças climáticas. Outro ponto importante é que a destruição das florestas provoca uma redução da umidade local, causando impacto também no regime de chuvas. As florestas apresentam ainda relação com a água potável. Segundo as Nações Unidas, três quartos da água potável vêm de bacias hidrográficas com florestas.
 
A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.