CELEBRAÇÃO: 21 de abril, Dia de Tiradentes

O dia 21 de abril é um feriado nacional que homenageia Tiradentes, um militar que fez parte da liderança do movimento da Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil na época colonial. Tiradentes passou a ser visto como uma figura heroica logo após a Proclamação da República, pois foi considerado um mártir dessa causa.

Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Ele participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi um dos principais articuladores desse movimento, que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e que, entre outros dessa época, contestava o poder que a Coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.

Diferentemente do que aconteceu aos demais líderes inconfidentes, Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado, e sua cabeça, exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.

O dia da morte de Tiradentes por muito tempo foi visto como o dia em que um rebelde foi morto, como típico exemplo de retaliação absolutista. Entretanto, após a Proclamação da República, a imagem de Tiradentes começou a ser recuperada. Isso foi entendido pelos historiadores como uma ação dos defensores da república de construir heróis nacionais e estabelecer figuras históricas que pudessem ser heroificadas e transformadas em símbolos da causa republicana.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data e apoiam ações comemorativas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.