CELEBRAÇÃO: 17 de Dezembro, Dia do Engenheiro de Produção

Em 17 de dezembro é comemorado o dia do engenheiro de produção. A data homenageia os profissionais que projetam e coordenam sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais.

A profissão tem a sua origem no século XIX com a popularização da Revolução Industrial, mais máquinas se espalhavam pelo mundo, concorrentes se somavam fabricando os mesmos produtos. Então, surgiu a necessidade de tornar a produção mais eficiente.

Havia então a necessidade de organizar todos os novos processos produtivos, afim de promover a otimização dos recursos disponíveis, ter a garantia de qualidade, e diminuir ao máximo o refugo. Esta foi a base para a ascensão da Engenharia de Produção.

No Brasil, A profissão habilitada pela Resolução nº288, de 7 de dezembro de 1983, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Confea), é bastante flexível dando ao profissional a possibilidade de atuar em diversas áreas da engenharia.

O profissional da engenharia da produção controla o processo de fabricação de produtos e o uso dos recursos necessários para isso. No dia a dia, lida com sistemas de compra e estoque, com a programação de máquinas e até no gerenciamento de equipes.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o dia do Engenheiro de produção.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.