CELEBRAÇÃO: 15 de Novembro, Dia da Proclamação da República

Em 15 de novembro é comemorado o dia da Proclamação da República. A data foi instituída em nosso país exatamente nesse dia, em 1889, por causa do desgaste e da perda de popularidade da monarquia brasileira no final do século XIX.

 
Na década de 1870, o Brasil tinha acabado de sair vitorioso da Guerra do Paraguai. O Exército brasileiro passou a demandar mais direitos e benefícios por todos os esforços realizados durante o conflito.
 
Os militares enxergavam-se como continuamente “humilhados” pela monarquia brasileira. Além disso, não aceitavam o fato de não poder manifestar suas opiniões políticas e duas das grandes exigências dos militares eram o aumento salarial e a melhoria no sistema de promoção de carreira.
 
A Proclamação da República, no entanto, foi feita mais na base do improviso do que no planejamento. Poucos dias antes do golpe, republicanos reuniram-se como o marechal Deodoro da Fonseca, um dos nomes mais influentes do Exército, para convencê-lo a participar de uma ação contra o Visconde de Ouro Preto. No dia 15 de novembro, Deodoro da Fonseca liderou uma tropa de militares que cercou o Gabinete Ministerial e destituiu o Visconde de Ouro Preto do cargo (o visconde foi preso).
 
Com o passar do tempo, a importância do dia 15 de novembro como símbolo pátrio foi reforçada por outros governantes do Brasil. Existiram leis que confirmaram o status de feriado nacional para o 15 de novembro durante o governo de Getúlio Vargas, de Eurico Gaspar Dutra e, mais recentemente, de Fernando Henrique Cardoso. A lei atual que confirmou o status de feriado para o 15 de novembro é a Lei nº 10.607, do dia 19 de dezembro de 2002.
 
A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia da Proclamação da República.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *