CELEBRAÇÃO: 14 de Outubro, Dia do Meteorologista

O dia do Meteorologista é comemorado todos os anos no dia 14 de outubro. A data homenageia os profissionais que estudam a atmosfera e os seus fenômenos.

O termo meteorologia surgiu quando o filósofo grego Aristóteles, em torno de 340 a.C., escreveu um livro sobre filosofia natural denominado Meteorológica, falando sobre o tempo, o clima, astronomia, geografia e química.

Muitos outros pesquisadores de várias nacionalidades contribuíram para o avanço da meteorologia mundial, seja com a invenção de equipamentos meteorológicos para medições, com conceitos fundamentais para descrever comportamentos atmosféricos, de forma que a Ciência Meteorologia tem hoje sua estrutura e depende da pesquisa, da observação, da análise e da previsão.

A meteorologia destaca-se por enumerar dados sistemáticos sobre as alterações na atmosfera ao longo do tempo, fornecendo informações precisas sobre as alterações climáticas ao longo dos anos e décadas, e diversas adversidades climáticas são previstas e muitas tragédias são evitadas.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia do Meteorologista.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *