CELEBRAÇÃO: 14 de dezembro, Dia do Engenheiro de Pesca

O Dia Nacional do Engenheiro de Pesca é festejado em 14 de dezembro, data tradicionalmente comemorada no Brasil para lembrar a colação de grau da primeira turma de engenheiros de pesca do Brasil, ocorrida em 1974, em Pernambuco. Oficialmente, a homenagem foi garantida no calendário cívico do Brasil pela lei n° 12.820, promulgada em 2013, passando a comemoração a fazer parte das homenagens aos mais diversos profissionais em atuação no território brasileiro.

De acordo com a FAEP-BR (Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil), o país tem hoje aproximadamente 5 mil engenheiros de pesca, sendo esse um número ainda insuficiente, precisando ser dobrado para atender a demanda, considerando o ritmo de expansão da aquicultura nacional, que está por volta de 10% ao ano.

Colocando em prática, apenas o aproveitamento do reservatório de Serra da Mesa, em Goiás, se fosse dedicado ao cultivo de pescado, precisaria de pelo menos 500 engenheiros de pesca. Se contarmos que o Brasil possui pelo menos 200 grandes reservatórios que são propícios ao desenvolvimento da piscicultura, o número necessário torna-se muito maior, sem contar que ainda existem centenas de viveiros em propriedades rurais por todo o território e também sem contar o potencial de produção de pesca marítima.

A formação do Engenheiro de Pesca volta-se para o atendimento generalista, humanista, crítico e reflexivo de grupos sociais e comunidades, com relação à atividade pesqueira, aproveitando e manejando os recursos naturais aquáticos, o cultivo e utilização sustentável dos mares, ambientes de estuários e águas de rios e lagos, promovendo a pesca e o beneficiamento do pescado, mantendo o meio ambiente e a sustentabilidade ambiental.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data e parabenizam todos os engenheiros de pesca pelo seu dia. Parabéns!

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.