CELEBRAÇÃO: 14 de Dezembro, Dia do Engenheiro de Pesca

O dia do engenheiro de pesca é comemorado no dia 14 de dezembro. A data foi escolhida por ter sido o dia da colação de grau da primeira turma de engenheiros de pesca no país, em Pernambuco, no ano de 1974.

A criação de cursos de graduação da modalidade foi motivada pelo desenvolvimento crescente da indústria pesqueira no Brasil, a partir da segunda metade dos anos 60, o que levou à necessidade de formação de um profissional capaz de produzir tecnologia apropriada para a exploração de recursos aquáticos.

O curso de Engenharia de Pesca, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (Recife/PE), que teve início em 1971, ano de ingresso da primeira turma, foi o precursor desta especialidade da Engenharia no país.

No ano de 1972, teve início o curso da Universidade Federal do Ceará – UFC (Fortaleza/CE). Em 1989, foi criado o curso da Universidade Federal do Amazonas – UFAM (Manaus/AM), neste caso tendo como viés principal a exploração de recursos aquáticos continentais.

O profissional estuda e aplica métodos e tecnologias para localizar, capturar, beneficiar e conservar peixes, crustáceos e frutos do mar. Suas atividades básicas são o planejamento e o gerenciamento das atividades pesqueiras voltadas para a industrialização e para a comercialização do pescado.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o dia do Engenheiro de Pesca e parabenizam os profissionais pela data.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.