CELEBRAÇÃO: 13 julho, Dia Do Engenheiro Sanitarista

O Dia do Engenheiro Sanitarista é comemorado em 13 de julho. Os primeiros cursos de Engenharia Sanitária surgiram na década de 1970 no Brasil, mediante a urgência de investimentos em redes de saneamento, água e esgoto no país.

Por esse motivo, surgiram no final dos anos 70 e início dos anos 80 os primeiros cursos de Engenharia Sanitária no Brasil, um em cada região do país. Universidade Federal de Tocantins foi a primeira a fazer a oferta no Brasil. Na época, era chamada de Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Os primeiros cursos de Engenharia Ambiental no Brasil surgiram a partir do curso de Engenharia Civil e sua grade curricular. Para que o curso fosse reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, era necessário possuir turmas formadas e outras em andamento.

Essa área era uma especialização da Engenharia Civil, mas com as novas especificações e orientações do Ministério da Educação, os cursos foram assumindo essas funções especificas, entre o curso de Engenharia Sanitária, que começou a ser absorvido pela Engenharia Ambiental.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data a parabenizam os Engenheiros Sanitaristas pela data comemorativa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.