CELEBRAÇÃO: 13 de julho é o Dia do Engenheiro Sanitarista

Em 13 de julho é comemorado o Dia do Engenheiro Sanitarista, profissional responsável pelo desenvolvimento de fluxos e projetos de saneamento básico e drenagem pluvial garantindo o bem estar populacional. Esta engenharia tem suas ações voltadas para o projeto, construção, ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. Este profissional é uma peça fundamental para a preservação da natureza e de seus recursos.

O engenheiro sanitarista planeja redes de esgoto, supervisiona obras, exerce o controle de qualidade da água, especifica normas de qualidade e realizam perícias técnicas; coordena manutenção da qualidade da água consumida pela população, do tratamento do esgoto e do lixo doméstico e industrial e do controle do lixo hospitalar; e planeja e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo.

Esta atuação se dá através do desenvolvimento de soluções técnicas e de ações para reparar, prevenir e minimizar danos ao meio ambiente e promover a saúde ambiental – para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. Ainda monitora o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões de praias e pela prevenção contra a poluição causada por indústrias e pelo tratamento de efluentes industriais. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica.

No Brasil, este profissional é essencial, pois de acordo com o IBGE, 9,8 milhões de pessoas não tem acesso à água potável e esgoto no país. A data foi criada a partir do decreto de lei nº 53.697, de 13 de março de 1964, em homenagem à data do sancionamento da lei nº 4.089, de 13 de julho de 1963, que garantiu a criação do Departamento Nacional de Obras de Saneamento.

#AEAN #CreaSP #Celebração #Comemoração #engenheirosanitarista #parabéns

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.