CELEBRAÇÃO: 12 de Julho, Dia Do Engenheiro Florestal

Em 12 de julho se comemora o dia do Engenheiro Florestal. No Brasil, o primeiro curso superior de Engenharia Florestal teve início com a Escola Nacional de Florestas na cidade mineira de Viçosa, em 5 de maio de 1960.

O Governo do Estado de Minas Gerais em parceria com a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), mantiveram uma unidade de ensino florestal de nível superior pelo Decreto nº 7.419, de 21 de fevereiro de 1964.

O ensino florestal no Brasil continuou evoluindo nos anos seguintes com a criação de mais 7 escolas na década de 1970, 5 escolas nos anos de 1980 e mais 5 na década de 1990. Segundo o levantamento do INEP, a partir do Censo da Educação Superior no ano de 2015, foi contabilizado o total de 60 instituições de ensino superior, que contam com 71 cursos de Bacharelado em Engenharia Florestal

A Engenharia Florestal é a área responsável pela exploração sustentável dos recursos florestais para a produção de bens e serviços, diante do aumento progressivo da degradação ambiental, a o profissional é de grande importância no processo de aplicação de práticas sustentáveis.

O reflorestamento, manejo florestal, manutenção da biodiversidade, melhora da qualidade do ar, recuperação da degradação de áreas e a preservação dos lençóis freáticos, são algumas das atividades desempenhadas pelo Engenheiro Florestal.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data a parabenizam os Engenheiros Florestais pelo seu dia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.