CELEBRAÇÃO: 12 de Agosto, Dia Nacional dos Direitos Humanos

Em 12 de agosto é comemorado o dia Nacional dos Direitos Humanos. Instituído em 2012, a data é uma homenagem à líder sindical, Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 por um matador de aluguel.

Na época o crime teve grande repercussão e denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, mas somente em 1995 o Ministério Público denunciou os mandantes do assassinato.

Defensora dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, durante a ditadura militar, Margarida Maria Alves, foi eleita presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande no estado da Paraíba, em 1973. Durante dez anos, lutou contra fazendeiros e senhores de engenho que dominavam a economia e a política local.

A comemoração tem por objetivo informar, discutir e sensibilizar a sociedade sobre o tema, proporcionando visibilidade às políticas existentes e os direitos e liberdade estabelecidos para todos.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data Nacional dos Direitos Humanos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.