CELEBRAÇÃO: 11 de Setembro, Dia Nacional do Cerrado

Em 11 de setembro é comemorado o dia Nacional do Cerrado. Cobrindo cerca de 25% do território nacional, é um dos cinco grandes biomas do Brasil, percorre uma área entre 1,8 e 2 milhões de km em diversas localidades do país.

O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Acredita-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas sejam endêmicas.

Ele possui grandes reservas subterrâneas de água doce, que abastecem as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazonas, São Francisco e Prata, além da Tocantins/Araguaia. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola.

A posição e extensão são determinadas pelo clima, que é tropical, com precipitação variando de 750 a 2000 mm em média por ano. Nas regiões predominantes ocorrem duas estações climáticas, a estação seca, que dura aproximadamente cinco meses (de maio a outubro) e a estação chuvosa, no restante do ano (de outubro a maio).

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data Nacional do Cerrado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.