CELEBRAÇÃO: 10 de julho é o Dia do Engenheiro de Minas

Em 10 de julho celebra-se o Dia do Engenheiro de Minas. A profissão é uma das mais antigas do ramo da engenharia no Brasil, sendo dedicada à pesquisa, à exploração e ao aproveitamento dos recursos minerais e que, normalmente, atuam juntamente com os profissionais da área de geologia. A data é uma referência ao aniversário de Pedro Demóstenes Rache, engenheiro de minas conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Faz parte do dia a dia do Engenheiro de Minas realizar pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais, identificar a composição dos minérios que estão presentes nestes depósitos, a localização e, também, a extensão das minas.

A mineração é essencial para a vida humana pois está presente em tudo o que fazemos e consumimos, desde os chips de computadores e telefones até a construção civil e a agricultura. Daí a importância destes profissionais caminharem sempre lado a lado com a consciência ambiental, buscando utilizar os recursos naturais de forma a promover o desenvolvimento sustentável.

A profissão de Engenheiro de Minas foi regulamentada durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, pelo decreto nº 23.569/1933, mas sua história vem do século 19, sendo o segundo curso de Engenharia no país, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e sua Escola de Minas – hoje, Universidade Federal de Ouro Preto -, em 12 de outubro de 1876.

O Brasil tem grande potencial mineral devido à variedade de tipos de solos e sua grande extensão territorial.

Tanto a AEAN (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) quanto o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) estimulam e fomentam a profissão com capacitações, pois entendem que para o sucesso na carreira a atualização é fundamental. As duas entidades parabenizam todos os engenheiros de minas pelo seu dia.

#AEAN #CreaSP #Celebração #Comemoração #engenheirodeminas #parabéns

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.