CELEBRAÇÃO: 10 DE JULHO, DIA DO ENGENHEIRO DE MINAS

O Dia do Engenheiro de Minas é comemorado em 10 de julho. A profissão foi regulamentada no primeiro governo de Getúlio Vargas, pelo decreto nº 23.569/1933. Porém, sua história vem do século 19, sendo o segundo curso de Engenharia no país, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e sua Escola de Minas em 12 de outubro de 1876.

A data é uma homenagem ao dia de nascimento de Pedro Demóstenes Rache, em 10 de julho de 1879, engenheiro de minas conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.

Engenheiro de Minas é o profissional graduado em Engenharia de Minas. Ele trabalha com a pesquisa, exploração, aproveitamento dos recursos minerais. Além de trabalhar com atividades que envolvem minerais, carvão, águas subterrâneas, beneficiamento, exploração de jazida e a localização e análise das minas.

Um dos deveres do Engenheiro de Minas é a preservação do meio ambiente. Todo seu trabalho deve evitar as agressões ambientais de qualquer natureza. Por isso, existe a importância destes profissionais caminharem sempre lado a lado com a consciência ambiental.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data a parabenizam os Engenheiros de Minas pelo seu dia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.