CELEBRAÇÃO: 10 de Abril, Dia do Engenheiro Militar

O dia do engenheiro militar é anualmente comemorado no dia 10 de abril. A data tem por objetivo homenagear os militares que compõe o Quadro ou a Arma de Engenharia e possui atribuições fundamentais para o Exército.
 
A engenharia no exército proporciona suporte às atividades de combate, na criação de estruturas e mecanismos para aperfeiçoar as forças armadas do país, garantindo mobilidade e tecnologia das tropas.
 
No Brasil, iniciou-se com a construção de inúmeras fortificações para garantir a ocupação lusitana e proteger o território contra invasões de potências estrangeiras. Cumpre destacar a criação, em 1792, da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, precursora do ensino de Engenharia nas Américas. Com a transmigração da corte portuguesa para o nosso país, em 1808, instalou-se no Brasil o Real Corpo de Engenheiros, embrião da Engenharia Militar.
 
A Arma de Engenharia possui como patrono o Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, nascido em dezembro de 1820, em Montevidéu, no Uruguai. Villagran destacou-se como comandante do 1º Batalhão de Engenheiros no teatro de operações da Guerra da Tríplice Aliança, onde foi responsável pela transposição do caudaloso rio Paraná.
 
Nesse conflito, ele teve sua vida brutalmente ceifada, ainda aos 46 anos, ao ser atingido por estilhaços de uma granada de artilharia inimiga, enquanto redigia a parte de combate após a conquista da Ilha Da Redenção, fazendo com que essa data, 10 de abril, fosse escolhida como data magna da Arma de Engenharia.
 
A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia do Engenheiro Militar.
 
#engenheiromilitar #engenhariamilitar #comemoração

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.