CELEBRAÇÃO: 1 de maio, Dia do Trabalhador

 

 

Primeiro de maio é conhecido como dia do trabalhador em diversas nações do mundo e nessa data são celebradas homenagens à classe trabalhadora. Surgiu a partir das lutas de trabalhadores por direitos trabalhistas e possui características distintas em cada país.

No caso do Brasil, a data começou a ganhar importância no final do século XIX, quando as primeiras manifestações começaram por volta de 1891 e eram organizadas por militantes socialistas como forma de apoio à República recém-instalada no Brasil. Os protestos aconteciam com aglomeração dos trabalhadores em locais importantes das grandes cidades brasileiras. Durante esses eventos, os trabalhadores realizavam discursos exaltando a classe, organizavam apresentações musicais, faziam passeatas, disparavam fogos de artifício e etc.

Durante o período do Estado Novo as comemorações foram tomadas pelo governo como forma de implantação e divulgação do projeto de Getúlio Vargas. Nesse período, existia um temor do governo de que as comemorações do Primeiro de Maio tornassem-se manifestações políticas dos trabalhadores.

Atualmente, o primeiro de maio segue como feriado nacional, onde sindicatos, entidades e empresas organizam-se para oferecer uma programação para a classe trabalhadora, que incluem comícios com discursos que se pautam na defesa dos direitos trabalhistas.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram a data e parabenizam todos os trabalhadores pelo seu dia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.