CELEBRAÇÃO: 05 de Novembro, Dia do Técnico Agrícola 

O dia do Técnico Agrícola é comemorado anualmente no dia 05 de novembro. A data foi instituída pela Lei nº 13.099/2015 e definida no Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, promovido, em Brasília, pela Fenata (Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas), em 1988.

Em 1941, foi implantada a primeira Associação Estadual dos Técnicos Agrícolas (ATR), posteriormente denominada ATARGS. Em 1968, a Lei nº 5.524 dispôs sobre o exercício de Técnico Agrícola de nível médio ou de 2º grau. Em 1985, o Decreto 90.922 regulamentou a profissão. Em 1987, a Portaria nº 3.156 conferiu ao Técnico Agrícola a condição de profissional liberal.

No ano de 1989, foi fundada a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA). Em 2002, o Decreto Federal 4.560 ampliou as prerrogativas de desempenho da profissão. 

A iniciativa de criar uma data comemorativa para o profissional, com abrangência nacional, foi do deputado federal Mendes Ribeiro Filho, autor do Projeto de Lei 6.040/2009, sancionado pela Presidência da República, após ser aprovado em todas as comissões da Câmara e do Senado.

Em 2018, foi criado o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), autarquia federal responsável por registrar e fiscalizar os profissionais e as empresas. Em 18 de fevereiro de 2020, o CFTA iniciou as suas atividades, com a migração dos profissionais para o conselho próprio da categoria.

A data homenageia o Técnico Agrícola que é responsável por promover o manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Planeja e faz a gestão e o controle da produção. Supervisiona a colheita e a pós-colheita das principais culturas. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia do Técnico Agrícola.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.