Campanha: “Uma Maneira Legal de Encher o Saco”

Aean lança a campanha ‘Uma Maneira Legal de Encher o Saco’

A Aean (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) está realizando uma campanha de conscientização sobre descarte e coleta seletiva de restos de materiais da construção civil. O objetivo é orientar os profissionais do setor sobre o que pode ou não ser reciclado no canteiro de obras, e também conscientizar a população em geral a separar o lixo seco do lixo úmido, já que, com a coleta seletiva implantada em toda a cidade, é possível aumentar a vida útil do aterro sanitário. Além disso, a separação do lixo seco facilita o trabalho das cooperativas de materiais reciclados.
A ideia da campanha surgiu após a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) autorizar a prefeitura de Araçatuba a continuar operando o aterro municipal. “A cidade recebeu alvará para operar o aterro por mais cinco anos. Se conseguirmos separar o material reciclado, a vida útil do equipamento tende a aumentar, sem contar que o reciclado é encaminhado para duas cooperativas, gerando emprego e diminuindo a poluição. Ou seja, são muitos os benefícios da reciclagem”, afirma o presidente da AEAN, Petrônio Pereira Lima.

“Queremos conscientizar todos, não importa o tamanho da obra. O profissional terá uma real noção da importância de reciclar. Essa ação tem um caráter ambiental muito importante, pois cuidando da nossa cidade proporcionamos uma qualidade de vida melhor para a população”, diz a vice-presidente da entidade, Gisele Sartori Bracale.
Para divulgar a campanha, no próximo dia 18, às 19h30, será realizada na sede da Aean a palestra “Resíduos sólidos urbanos: exemplos de gerenciamento e soluções”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da empresa Portela Ambiental, Willian A. Portela.
“Todo e qualquer projeto relativo ao tratamento de lixo é fundamental, e o fato de uma associação como a AEAN se envolver com o tema é prova do valor dado à causa. Isso é fundamental para o município ter o respaldo da comunidade. Nós, engenheiros, somos grades atores no processo de redução, reuso, reciclagem deste material”, comenta Portela.

Ecopontos
Em Araçatuba, os materiais recicláveis em grande volume, que necessidade de tratamento específico para suas peças e componentes, e ao seu potencial de contaminação devem ser descartados em ecopontos. Para se informar sobre as localizações desses espaços, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), por meio do telefone (18) 3607-6550.

Pesquisa
Todas as medidas citadas fazem parte de ações que foram instituídas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei número 12.305, de 2010. Em pesquisa divulgada no ano passado durante Congresso ABES Fenasan 2017, Araçatuba faz parte de uma pequena relação de 14 cidades brasileiras que atingiriam a pontuação de enquadramento na categoria Rumo à Universalização, a mais promissora delas. O município atingiu a pontuação 489.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.