ARTIGO: Instalações elétricas e harmônicas, de Hilton Moreno

A norma ABNT NBR 5410, publicada em 2004, em vigor, tem por objetivos garantir a segurança de pessoas e animais; garantir o funcionamento adequado da instalação; e garantir a conservação dos bens.

Ela deve ser aplicada em edificações residenciais, comerciais, industriais, públicas, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro etc., além de áreas externas às edificações. Também deve ser utilizada em projetos e instalações elétricas de trailers, campings, marinas, canteiros de obras, feiras, exposições e locais temporários (circos etc.). Importante destacar que a NBR 5410 é aplicável tanto às instalações novas quanto às reformas.

A ABNT NBR 5410 trata de temas fundamentais para a realização de projetos, instalações, inspeções e manutenção das instalações elétricas, como aterramento, choques elétricos, sobrecargas, curtos-circuitos e sobretensões, dentre muitos outros igualmente relevantes.

Um assunto particularmente importante que tem afetado as instalações elétricas nos últimos anos tem sido a presença de correntes elétricas harmônicas. Tais correntes são geradas principalmente pelas cargas eletrônicas presentes nas instalações e provocam aquecimentos excessivos nos componentes, disparos intempestivos de disjuntores, vibrações e ruídos atípicos, interferências eletromagnéticas, redução do fator de potência, entre outros problemas.

Felizmente, há maneiras de lidar com esses problemas, que vão desde a aquisição de equipamentos eletrônicos com baixa emissão de harmônicas até a instalação de transformadores de separação e filtros de harmônicas.

 

*Hilton Moreno é engenheiro eletricista, professor, consultor, diretor da UniPotência e da revista Potência

OBS.: No dia 10/09/2024, o engenheiro Hilton Moreno ministrou a palestra “NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão” durante o evento “Engenharias no UniSalesiano”. As ações foram promovidas pela AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), pela Mútua-SP e pelo Centro Universitário UniSalesiano.

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *