AEAN completa 58 anos promovendo ações de inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável

Hoje (27), a AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), de Araçatuba (SP) completa 58 anos. Desde 1965, a entidade apoia, organiza e executa ações de capacitação profissional, de networking, ambientais e sociais.

No passado e no primeiro trimestre deste ano, por exemplo, foram realizadas palestras, workshops e cursos (presenciais ou virtuais), como a palestra “INSS na construção civil – CND de obra”, “Workshop de Crédito Habitacional para Profissionais da cadeia produtiva”, “Controle Tecnológico na Construção Civil”, “Técnicas de Instalação de Piscinas”, “Fissuras e Trincas em Edificações”, entre outras.

Além das ações que complementam a formação do associado, a associação também desenvolve uma série de ações que reforçam relacionamentos profissionais, como o Buteco da AEAN, que voltou a ser realizado No o ‘buteco’ os associados se aproximam, trocam ideias sobre o dia a dia nas profissões que cada um exerce”. Também passaram a ser realizadas no ano passado reuniões mensais dos arquitetos para o debate de assuntos relacionados à atividade profissional.

A associação também realiza ações sociais em favor de instituições da cidade. No ano passado, a AEAN fez doações ao Lar da Velhice, ao Asilo São Vicente, Casa de Apoio São Francisco, Santa Casa de Araçatuba, e, assim como faz todos os anos, participou da Campanha do Agasalho.

Do ponto de vista ambiental, a AEAN instalou um sistema de energia solar fotovoltaica na sua sede, que se somou ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, ao ponto de coleta de pilhas e baterias, à coleta seletiva, e às lâmpadas de LED, mais econômicas que as antigas.

Em grande parte das ações, a associação conta com parceria do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), buscando auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre o tema.

História

Em 1965, surgia uma entidade com o objetivo de integrar aqueles que trabalhavam na área de arquitetura e engenharia e fosse capaz de representar Araçatuba na cidade de São Paulo. Ao longo dos anos, a AEAN conquistou seu espaço na sociedade, mostrou a sua importância e como a sua história está ligada diretamente com a evolução da cidade.

De acordo com um documento informativo produzido de 1989, os 15 profissionais envolvidos na sua fundação foram: Fernando Sérgio Ferraz, Valter Ishida, Alcir Carvalho Gottardi, Adalbertino Rebelo, Agnaldo Ferraz, Joaquim Albert Borges, Emil Baracat, Arlindo Ferreira Batista, Leonel Bruno, Fernando Amaral de Almeida Prado, Osvaldo Faganello, Kasuo Sakamoto, Jaime Abujamra, Paulo de Oliveira Amaral e Maria Del Carmen Benzal Ponce Ferraz.

A criação da AEAN ocorreu porque na década de 1960, especificamente, só existia o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, que ficava em São Paulo, e havia a necessidade de ter uma associação que representasse a classe. O primeiro presidente foi o engenheiro Valter Ishida, que ocupou o cargo até 1967. Formado em engenharia civil na Escola Politécnica da capital paulista, também fundou em 1978, a empresa Valter Ishida Comércio e Construção Ltda., especializada em obras ferroviárias.

Ações marcantes

Dentre os fatos que marcaram a AEAN e sua colaboração na evolução de Araçatuba, está a incorporação da Agroesp (Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo) e a apresentação do projeto Vila Ferroviária, que previa a ocupação do espaço da antiga estação ferroviária e suas adjacências, com a implantação de museus, espaços públicos etc.

A AEAN trouxe para Araçatuba, em 1989, o renomado arquiteto Massashi Ruy Ohtake, que fez uma palestra sobre plano diretor e a lei de zoneamento. Além disso, participou ativamente para executar esses dois projetos no município, contando com o apoio de profissionais e dando suporte a tudo que foi solicitado.

Mais dois fatos importantes fazem parte de sua história. O primeiro foi o movimento que reuniu seis associações de engenharia e arquitetura dos municípios da Alta Noroeste para reivindicar a duplicação da rodovia Marechal Rondon. Outro momento foi a elaboração, a pedido da prefeitura, de um parecer técnico sobre o prédio do antigo Hospital Modelo. Foi com base nesse documento que se iniciou o processo que terminou com a implosão do prédio.

Petrônio Pereira Lima explica que hoje a AEAN é associada ao IPPEA (Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia), e como são muitas associações para tornar o trabalho mais produtivo, foram criadas uniões. “Fazemos parte da Uno, que reúne as associações de Andradina, Araçatuba, Birigui, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Penápolis, Pereira Barreto, Santa Fé, São José do Rio Preto, Votuporanga, sendo que nos reunimos a cada 30 dias para trocar experiências”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.