Estabelecido pela Lei nº 7.876/1989, o Dia Nacional da Conservação do Solo é uma data para refletirmos sobre a importância desse recurso essencial para a vida no planeta. A escolha do dia 15 de abril homenageia o nascimento de Hugh Hammond Bennett, agrimensor e pesquisador norte-americano que se destacou no combate à erosão e ficou conhecido como o Pai da Conservação do Solo nos Estados Unidos.
O solo é muito mais do que a base da agricultura. Ele atua na filtragem da água, na regulação do clima e na manutenção da biodiversidade. Mesmo com esse papel vital, tem sido cada vez mais ameaçado por práticas inadequadas de uso, poluição, expansão urbana e os efeitos das mudanças climáticas.
Preservar o solo é preservar a vida. Políticas públicas, práticas agrícolas sustentáveis, educação ambiental e o incentivo à pesquisa são fundamentais para garantir que esse recurso continue cumprindo suas funções ecológicas e econômicas.
A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) e o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) celebram o Dia Nacional da Conservação do Solo, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e a valorização dos profissionais que atuam em defesa do meio ambiente e do uso consciente dos recursos naturais.