Profissionais e estudantes de engenharia esclarecem dúvidas sobre nova lei do mercado de carbono

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (AEAN) realizou, no dia 2 de julho, em Araçatuba, uma palestra com o engenheiro florestal e gestor ambiental Lucas Savério Proto, diretor de Meio Ambiente da entidade. O encontro teve como tema a nova Lei nº 15.042/2024, que regulamenta o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) e marca o início do mercado regulado de carbono no Brasil.

Durante a apresentação, Lucas Proto explicou que a legislação, que entrou em vigor em 5 de junho — Dia Mundial do Meio Ambiente — impacta diretamente setores como agroindústria, transporte, geração de energia e tratamento de resíduos, bastante presentes na região. Empresas que emitirem mais de 10 mil toneladas de CO₂e por ano deverão reportar suas emissões, e aquelas acima de 25 mil toneladas terão obrigações legais como metas de redução e participação obrigatória no mercado regulado.

Na avaliação do engenheiro, a região de Araçatuba concentra suas principais fontes de emissão em demandas energéticas e na agropecuária convencional. Ele ressaltou ainda que, mesmo que a operação de uma empresa ocorra em diversas localidades, a emissão é registrada conforme o município sede. “A queima de bagaço de cana para energia, por exemplo, entra na conta local”, destacou.

Proto também apontou oportunidades para a região com o surgimento de uma nova cadeia econômica baseada em projetos de reflorestamento, uso sustentável do solo e proteção de áreas úmidas, com potencial de geração de créditos de carbono.

O presidente da AEAN, Marcos Massahiro Wada, destacou a importância de eventos como esse para atualizar os profissionais e contribuir com a conscientização ambiental da sociedade. “A missão da AEAN vai além da valorização técnica da engenharia. Assumimos também o compromisso de trazer informação de qualidade e debater temas que impactam o futuro da nossa região”, afirmou.

A entrada no evento foi simbólica: cobertores e mantas foram arrecadados e serão doados a uma entidade assistencial da cidade.

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *